Transtorno do Desenvolvimento
de Linguagem (TDL)
O que é?
As crianças com TDL têm dificuldade para se expressar e muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado.
O TDL era anteriormente conhecido como Distúrbio Específico da Linguagem (DEL).
As dificuldades são consideradas persistentes, ou seja, a criança continuar apresentando dificuldades para se comunicar quando as demandas forem maiores ou para aprender novos conteúdos.
Atenção: O TDL se mostra de maneira diferente em cada criança e as dificuldades às vezes não são tão evidentes.
É comum que apresentem problemas comportamentais, como ansiedade ou mau comportamento nas aulas devido à dificuldade na expressão e compreensão.
Quais os sinais?
A criança pode não falar muito e achar difícil se expressar verbalmente;
Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.
A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;
Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.
As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.
A criança pode não falar muito e achar difícil se expressar verbalmente;
Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.
A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;
Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.
As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.
A criança pode não falar muito e achar difícil se expressar verbalmente;
Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.
A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;
Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.
As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.
O que é?
Não há uma causa única e conhecida do TDL, mas o quadro pode ter relação com aspectos genéticos e embrionários.
O TDL não é causado por dificuldades emocionais ou exposição limitada à linguagem.
O TDL não é causado por condições médicas, como perda auditiva, autismo, síndromes ou lesões cerebrais.
Importante saber
1 em cada 14 pessoas apresenta TDL;
2 crianças na sala de aula, em média, possuem TDL;
Crianças com TDL também podem apresentar outras dificuldades, como Transtornode Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou dificuldade de leitura e escrita.
Na última atualização da Classificação Internacional de Doenças, CID-11, o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem possui um código específico (6A01.2).
Dessa forma avançaremos na identificação da população com TDL, as pesquisas serão conduzidas de forma mais específica e será possível identificar demandas de tratamentos e serviços para esses indivíduos.
Como diagnosticar?
O fonoaudiólogo especialista em linguagem é o responsável pelo diagnóstico do TDL, mas pode ser necessária avaliação multidisciplinar para diagnóstico diferencial e para identificar comorbidades.
Na avaliação, o fonoaudiólogo considera o histórico do desenvolvimento e realiza provas formais e observações informais (por meio de brincadeiras direcionadas) para identificar e caracterizar as dificuldades específicas da criança, estabelecendo as hipóteses diagnósticas (inclusive de TDL) e os objetivos iniciais da intervenção.
A confirmação do diagnóstico de TDL geralmente ocorre ao longo do processo terapêutico, conforme a evolução da criança.
Fonte de consulta: www.tdlbrasil.com.br
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