Transtorno do Desenvolvimento

de Linguagem (TDL)

O que é?

As crianças com TDL têm dificuldade para se expressar e muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado.

O TDL era anteriormente conhecido como Distúrbio Específico da Linguagem (DEL).

As dificuldades são consideradas persistentes, ou seja, a criança continuar apresentando dificuldades para se comunicar quando as demandas forem maiores ou para aprender novos conteúdos.

Atenção: O TDL se mostra de maneira diferente em cada criança e as dificuldades às vezes não são tão evidentes.

É comum que apresentem problemas comportamentais, como ansiedade ou mau comportamento nas aulas devido à dificuldade na expressão e compreensão.

Quais os sinais?

A criança pode não falar muito e  achar difícil se expressar verbalmente;

Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.

A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;

Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.

As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.

A criança pode não falar muito e  achar difícil se expressar verbalmente;

Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.

A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;

Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.

As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.

A criança pode não falar muito e  achar difícil se expressar verbalmente;

Ela pode ter dificuldade para encontrar palavras ou usar vocabulário simples.

A linguagem da criança pode parecer imatura para a idade;

Ela pode não entender ou lembrar o que foi dito.

As dificuldades podem se mostrar na fala, no conteúdo e no uso da linguagem.

 

O que é?

Não há uma causa única e conhecida do TDL, mas o quadro pode ter relação com aspectos genéticos e embrionários.

O TDL não é causado por dificuldades emocionais ou exposição limitada à linguagem.

O TDL não é causado por condições médicas, como perda auditiva, autismo, síndromes ou lesões cerebrais.

Importante saber

1 em cada 14 pessoas apresenta TDL;

2 crianças na sala de aula, em média, possuem TDL;

Crianças com TDL também podem apresentar outras dificuldades, como Transtornode Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou dificuldade de leitura e escrita.

Na última atualização da Classificação Internacional de Doenças, CID-11, o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem possui um código específico (6A01.2).

Dessa forma avançaremos na identificação da população com TDL, as pesquisas serão conduzidas de forma mais específica e será possível identificar demandas de tratamentos e serviços para esses indivíduos.

Como diagnosticar?

O fonoaudiólogo especialista em linguagem é o responsável pelo diagnóstico do TDL, mas pode ser necessária avaliação multidisciplinar para diagnóstico diferencial e para identificar comorbidades.

Na avaliação, o fonoaudiólogo considera o histórico do desenvolvimento e realiza provas formais e observações informais (por meio de brincadeiras direcionadas) para identificar e caracterizar as dificuldades específicas da criança, estabelecendo as hipóteses diagnósticas (inclusive de TDL) e os objetivos iniciais da intervenção.

A confirmação do diagnóstico de TDL geralmente ocorre ao longo do processo terapêutico, conforme a evolução da criança.

Fonte de consulta: www.tdlbrasil.com.br

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